terça-feira, 16 de setembro de 2008

Memorial

A MELHOR MUDANÇA
Clarice Giuberti Bathomarco


Eu queria poder lembrar de muitas coisas que aconteceram em minha vida quando eu era pequena. Mamãe e papai contam e eu só imagino... Queria lembrar das histórias e das musiquinhas que mamãe contava para mim passando creme e fazendo carrinho na barriga quando eu ainda estava na barriga dela, mas ai já é querer demais. Esses foram meus primeiros momentos com a língua portuguesa e literatura. Não me lembro do meu contato com a língua portuguesa, só mesmo com o que mamãe conta. Mas eu me lembro de uma coisa, eu não gostava muito de português não.
Mamãe me contava historinha infantil e me colocava para escutar várias músicas e cantigas quando eu era bem pequena. Como toda criancinha, adorava isso, até via as figuras e inventava histórias. Entrei na escola cedo, com apenas 2 anos de idade. Gostava de ir para escola e estudar. Quando já maior, que é a parte que lembro melhor, sempre gostei de estudar.
Quando chega na parte da matéria Língua Portuguesa, não são boas memórias. Estudava, ia bem nas provas mas não era uma coisa que eu gostava de estudar como matemática, que amo até hoje. Ler? Não! Isso não era muito do meu gosto. Só lia mesmo o que a escola mandava, nem mesmo gibis eu gostava (e esses não me interessam até hoje). Apesar de mamãe sempre me incentivar e me cobrar leituras.
As minhas aulas de língua portuguesa eram com gramática e interpretação de texto, mas era interpretação de texto daqueles que as respostas estavam todinha certinha no texto. Na oitava série até tinha umas interpretações de textos mais difíceis nas provas. Elas eram difíceis para mim, como minha mãe sempre dizia, porque eu não tinha pratica de leitura e de escrever.
Até que nos últimos dois anos comecei a ler mais. Minha irmã mais nova é o contrário de mim, adora ler e ama língua portuguesa. Esses anos que comecei ler mais, acho que foi porque comecei a ver minha irmã ler.
Nesse ano de 2008, aconteceu a mudança na minha vida quando a questão é língua portuguesa e leitura. Finalmente caiu a ficha de que eu tenho que gosta de ler, escrever, interpretar. Língua Portuguesa está em tudo, até na matemática. Hoje percebo que Língua Portuguesa, colocando dentro dela leitura, escrever, interpretar, discutir, é uma necessidade para viver, para ser um ser pensante. Infelizmente vi isso um pouco tarde, e tive que correr atrás, acostumar com muitas leituras, textos para escrever dos mais diversos assuntos, com discussão...
Vejo-a com outros olhos e sei como preciso dela. Minha mãe fica muito feliz com essa mudança e eu gosto mais ainda. É uma das melhores mudanças que já ocorreram na minha vida e que poderia ter vindo um pouco antes, mas já que só foi agora, eu tenho que correr atrás do prejuízo. E fazer da Língua Portuguesa minha amiga.


Esse é meu memorial falando da minha relação com a lígua portuguesa. É um fato ;D

Um comentário:

Eugues Moura disse...

Um bela reflexão! E creio que essa mudança foi uma da melhores em sua vida. Quão bom seria se todos os brasileiros sofresse essa metamorfose sadia. Com certeza, teriamos bons textos reflectivos, como esse que acabei de ler. E certamente teríamos jovens e adultos muito mais conscientes de suas necessidades e do seu poder. Sucesso! E que continue assim. Parabéns. (visite meu blog. http://eugues-moura.bogspot.com)