quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O grande Big Brother
Clarice Giuberti Bathomarco

Se você não quer que ninguém saiba, não faça! Você acha que você faz alguma coisa e que ninguém vê? Muito difícil. Primeiro que você sempre está rodeado de pessoas e as paredes têm olhos. E a paredes terem olhos não é mentira. É só você olhar para alguma parede e verá. Câmera..
No restaurante, no seu prédio, sua casa, lojas, supermercados e vários outros estabelecimentos. Ela ai está ali, em um cantinho, escondidinha, você nem percebe a presença dela e não sabe que está sendo filmada.Você faz tudo, fala várias coisas e ela está te gravando.
As câmeras foram mais um dos instrumentos aplicados para proteger. Que ladrão quer ser filmado roubando? Quem quer ser filmado para ser incriminado? Assim a câmera logo de início afasta algum perigo. Porém alguns já conseguiram passá-las.
Mas há quem reclame alegando que a câmera está ameaçando a privacidade dos cidadãos. Será que o olho invisível que era para o nosso bem pode se voltar contra nós? Será que nossa vida está virando um grande Big Brother? Onde cada passo seu é gravado?Para que isso não ocorra primeiro as câmeras devem estar em locais apropriados. E tem que ter um aviso como aqueles “Sorria! Você está sendo filmado.”
Encaixando o local apropriado e os avisos, a privacidade seria mais protegida. Já que em esses locais apropriados existem pessoas, assim se alguem quiser fazer alguma coisa “escondida” as outras veram. E os avisos dexaram as pessoas consientes que ali há uma câmera e que não não deve ter alguns atos improprios pro local. E se você não quer que ninguém saiba, não faça.

Nenhum comentário: